Saiba qual a diferença entre Métrica e KPI
Você sabe qual a diferença entre métrica e KPI? Quando trabalhamos com marketing digital, é sempre necessário ter referências para a avaliação de nossas ações e para isso são necessários indicadores matemáticos e estatísticos que consigam explicar numericamente o resultado de uma determinada ação.
Esse trabalho de avaliação de desempenho e resultados é feito através da interpretação das Métricas e KPIs – Key Performance Indicators apurados em nossas ações digitais.
Quando trabalhamos com o comércio eletrônico, por exemplo, saber qual a diferença entre Métrica e KPI é fundamental, pois como os dois indicadores estão intimamente ligados, é preciso entender a estrutura de cada um para que não façamos uma avaliação errada de um determinado procedimento na loja virtual ou em campanhas de marketing voltadas para a loja.
A diferença básica entre métrica e KPI
Vejamos então começar a explicar qual a diferença entre Métrica e KPI, definindo cada um dos indicadores, para que a partir do conceito, você possa determinar sua aplicação nas diversas situações.
1 – O que é Métrica
No marketing digital chamamos de Métrica o indicador que mostra um determinado comportamento do usuário em nosso site, blog ou loja virtual.
Uma métrica é a forma bruta de um indicador, e geralmente não está associada a nenhuma Meta de Conversão, ou seja a conclusão do objetivo traçado para uma determinada campanha.
Vejamos alguns exemplos de Métricas comuns do marketing digital:
- Visitas do Site
- Visitantes Únicos
- Taxa de Rejeição
Em nossos cursos, costumo definir Métrica como a linguagem do analista de marketing digital, pois é extremamente técnica e na maioria das vezes seu conceito só é compreendido por profissionais da área.
2 – O que é KPI
O KPI é um indicador criado a partir das métricas que tenta explicar matematicamente o atingimento de um determinado objetivo traçado para o visitante no site, como a geração de Leads ou Conversões Diretas.
Por isso, os KPIs estão sempre associados a uma determinada Meta de Conversão, ou seja eles são voltados para a mensuração do sucesso ao não de uma determinada ação de marketing digital.
Exemplos de KPIs clássicos usados no marketing digital e no e-commerce:
- Taxa de Conversão de Vendas
- Tempo de Permanência no Site
- Número de Assinaturas de Boletins Informativos
O KPI – Key Performance Indicator, é um indicador gerencial, ou seja é aquele parâmetro que devemos informar em nossos relatórios, para mostrar a nossos clientes os resultados obtidos pelas ações de marketing online.
Confrontando a diferença entre métrica e KPI
Agora que você já sabe qual a diferença entre métrica e KPI, do ponto de vista conceitual, vamos então ver como contextualizar estes dois indicadores em nossas análises.
Enquanto as Métricas refletem o comportamento dos visitantes no site, os KPIs refletem o desempenho do negócio em si. Métricas são informações e KPIs são resultados.
As métricas costumam ser indicadores nativos de sistemas de monitoramento como o Google Analytics, enquanto os KPIs são indicadores definidos pelos gestores do site para analisar o desempenho do negócio como um todo.
Quando estamos elaborando um plano de marketing digital, um dos principais itens a serem definidos na etapa de monitoramento são justamente as métricas e KPIs que serão usados na campanha.
São eles que irão nos ajudar a avaliar o resultado de cada ação, assim como o resultado final da campanha. A partir destas análises, podemos avaliar o desempenho de cada um dos canais de marketing utilizados.
A importância da compreensão da estrutura das Métricas e KPIs
É comum escutar as pessoas se referindo a determinadas métricas no Google Analytics como sendo KPIs e vice-versa, que as vezes acaba em uma grande confusão.
Pode até ser um erro de expressão, mas se isso se estender à análise, ai sim a coisa fica complicada, pois estamos falando de abordagens diferentes.
É importante saber qual a diferença entre métrica e KPI justamente para ter uma visão do que está acontecendo tanto no site como no negócio em si.
Essa questão técnica é tão importante que em nosso curso de marketing digital, dedicamos uma módulo inteiro à discussão das métricas e KPIs, para que o conceito fique bem claro.
Quando em meu artigo sobre Indicadores de Desempenho no E-commerce, me refiro a KPIs, você pode notar que estou falando de objetivos a serem atingidos pelo site de comércio eletrônico.
Repare que para cada KPI analisado ou sugerido, sempre existe uma meta de conversão associada a ele, como expliquei anteriormente neste artigo.
Entender a estrutura tanto das métricas quanto dos KPIs é essencial para a análise de resultados, pois a má interpretação desses indicadores pode levar a conclusões erradas e com isso ao comprometimento de toda a operação.
Independentemente da área em que realizamos ações de marketing digital, como comércio eletrônico, sites institucionais, blogs e mídias sociais, entender a diferença entre métrica e KPI é fundamental para o processo de web análise e gestão do projeto. Mantenha-se em dia assinando a nossa Newsletter.
Olá tudo bem?
O Google Ads, é uma métrica também?
Olá Tania
O Google Ads oferece tanto métricas quanto KPIs, depende do relatório que você está analisando.
Um grande abraço e sucesso!
Excelente conteúdo sobre as diferenças entre métricas e KPIs! Muito bem escrito. Gratidão!
Seu artigo mostrando as diferenças entre métricas e KPIs está muito didático, objetivo e prático.
Muito obrigada!
Alberto,
gostei muito do jeito didático que você encontrou para explicar a diferença entre métricas e KPIs. Mais claro, impossível.
Inclusive, me parece que a frase “métricas são informações e KPIs são resultados”, que você usou no texto, resume bem a essência de como encarar a questão.
É isso mesmo?
Tenho estudado muito essa questão ultimamente e aos poucos vou entendendo como aplicá-la melhor em meus projetos. E posts como o seu tem contribuído bastante.
Parabéns pelo texto e obrigado por compartilhar conosco.
Grande abraço,
Alexandre
ola, Alberto Valle estou escrevendo um artigo sobre marketing digital, o senhor possui algum artigo na area?
Olá Nikolas
Possuo sim, inclusive a maioria dos artigos publicados aqui no blog da Academia do Marketing são de minha autoria.
Um grande abraço
Alberto Valle
Obrigado por compartilhar!
Mas ‘taxa de rejeição’ não seria já um indicador de performance, visto que ele não apenas quantifica, mas também qualifica?
Olá Marcelo
A taxa de rejeição pode ser encarada também dessa forma. Tudo depende do objetivo de quem está analisando este indicador.
Muito obrigado pela sua observação e muito sucesso!
Alberto Valle